terça-feira, 28 de agosto de 2012

Forte Duque de Caxias (Forte do Leme)


         Localizados no Morro do Leme, zona sul do Rio de Janeiro, cercado por mais de 16 hectares de um precioso resquício de Mata Atlântica. Nosso acesso é por trilha ecológica, com vista deslumbrante da praia do Leme e de Copacabana.

         A história militar deste Forte está repleta de acontecimentos. Seus integrantes participaram de revoltas como a do Forte de Copacabana (1922), na Revolta do Encouraçado São Paulo (1924), na ação contra o navio mercante Baden (1930), na Revolução de 1932, na Intentona Comunista (1935), no Movimento Integralista (1938), na 2ª Guerra Mundial (1945) e na Intervenção do Cruzador Tamandaré (1955). A cultura do nosso país vive através destas muralhas, que nos contam histórias sobre a construção dos dias de hoje. O passeio no Forte Duque de Caxias (Forte do Leme) compreende uma caminhada ecológica na área de proteção ambiental da Mata Atlântica e uma visita ao sítio histórico do local. Do alto do Morro do Leme, você poderá admirar as mais belas e ricas paisagens:

•Praia de Copacabana e a entrada da Baía de Guanabara;

•Fortes da cidade do Rio de Janeiro e de Niterói;
•Ilhas da Baía de Guanabara;
•Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos;
•Área de Proteção Ambiental do Leme (APA/Leme);
•Cristo Redentor e a encosta oculta do Pão de Açúcar.

Visitas e Ingresso


Praça Almirante Júlio de Noronha, s/nº - Leme
Visitação: de terça a domingo, das 9h30 às 16h30.

Visitação motorizada: Sábados,domingos e feriados com saídas às 10h, 11h30, 13h30 e 15h30
Ingresso: R$ 4,00, sendo isentos do pagamento as pessoas maiores de 65 e menores de 10 anos.


Como Chegar

Você pode de metrô e soltar na estação Cardeal Arcoverde e fazer integração com o ônibus da linha 590 - Cardeal Arcoverde/Leme.

Mais informações: 

Tel. (21) 3223-5076 / 3223-5000
E-mail: divisaodoforte.cep@gmail.com 

www.cep.ensino.eb.br

Imagens





Referências

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Marina da Glória



        Praticamente no centro da cidade, entre o Aeroporto Santos Dumont e o Monumento da II Guerra Mundial no Parque Brigadeiro Eduardo Gomes - Aterro da Glória, a Marina é porto náutico para esportistas e visitantes da cidade. E quem a vê de longe tem a impressão de estar olhando uma pintura, uma obra-de-arte da natureza. Ocupa uma área de 105.000m² e dispõe de cais flutuante e cais nobre e uma infra-estrutura de apoio às embarcações turísticas e desportivas, além de restaurantes e estacionamento privativo.


Como Chegar

CARRO

Vindo da Zona sul, pegar a pista do aterro do Flamengo em direção ao Centro da cidade.
A entrada da Marina é a primeira após o restaurante Porcão Rio´s.

ÔNIBUS
Botafogo: 410/119/472 – Copacabana: 119/433/464
Ipanema: 464/433 – Leblon: 464
OBS: Descer no Hotel Glória

METRÔ
Descer na estação Glória no sentido ao Outeiro e atravessar duas passarelas em direção
à Marina da Glória.

Curiosidades


Foi utilizada em 2007 nos jogos pan-americanos como o local de partida e chegada dos barcos que disputaram as competições de iatismo.
Em 2011, foi palco do Sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014, o primeiro evento oficial da competição no Brasil, o país-sede.


Imagens











Referências

domingo, 26 de agosto de 2012

Lagoa Rodrigo de Freitas



Cercada pelos mais badalados bairros cariocas - Lagoa, Ipanema, Leblon, Gávea e Jardim Botânico -, emoldurada por montanhas e abraçada pelo Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas impressiona pelo pôr-do-sol e o reflexo dourado em suas águas plácidas e silenciosas, tornando-se um grande ponto de encontro, tanto para os cariocas quanto para os visitantes. Unida ao mar pelo canal do Jardim de Alah, entre Ipanema e Leblon, sua orla abriga parques, quadras de esportes, rinque de patinação, heliporto, pista para caminhadas e corrida, ciclovia e um centro gastronômico distribuído por quiosques que oferecem de comida alemã a japonesa, além de música ao vivo a partir do anoitecer. Isso sem falar nos passeios de pedalinho que, nos domingos e feriados, proporcionam ao turista uma visão única de tudo que um dos mais belos cartões-postais cariocas revela. As margens da Lagoa são algumas das mais bem equipadas áreas de entretenimento da cidade e convidam a uma caminhada, jogging ou passeios de bicicleta, que podem ser alugadas por ali. Seus 7,5 km de extensão incorporam os parques dos Patins, Taboas e Catacumba. O conjunto dos três parques oferece uma infinidade de opções esportivas e gastronômicas. Abaixo um pequeno roteiro:

Parque dos Patins (Av. Borges de Medeiros s/nº) - Na área compreendida entre o clube Piraquê e o heliporto, o Parque do Patins pode ser uma boa opção de lazer com diversas atividades que vão desde patinação a shows simultâneos nos quiosques em seu entorno. Ali, pode-se também saborear as mais diversas especialidades da cozinha internacional.

Parque da Catacumba (Av. Epitácio Pessoa s/nº) - O Parque da Catacumba pode ser visto como um belo museu ao ar livre dentro de uma pequena reserva ambiental. São ao todo 32 esculturas de artistas diversos que integram com harmonia a natureza do parque, ideal para caminhadas. Perto dessa mistura de artes, degusta-se grandes pratos e petiscos do mundo inteiro.

Parque dos Taboas (Av. Borges de Medeiros s/nº) - Localiza-se entre dois famosos clubes do Rio, o Clube de Regatas Flamengo e o Clube Caiçaras. O parque é uma verdadeira quadra esportiva que reúne praticantes dos mais variados esportes como, futebol, tênis e skate. Quiosques também integram a área esportiva do parque.



Aí, se encontram também alguns dos mais importantes clubes da cidade:
Clube de Regatas do Flamengo;
Jóquei Clube Brasileiro;
Clube Naval na ilha do Piraquê;
Paissandu Atlético Clube;
Clube dos Caiçaras;
Club de Regatas Vasco da Gama (sede náutica); e
Botafogo de Futebol e Regatas (sede náutica).


Desde 1995, na época de Natal, há a tradição de se montar uma gigantesca árvore de Natal iluminada, aproveitando o seu espelho d'água.

Como Chegar

A melhor forma de chegar a Lagoa é de Metrô, soltando na Estação Cantagalo.

Horário de Funcionamento dos Acessos:


- Acesso Xavier da Silveira:
Segunda a Sábado: 5h à meia-noite
Domingos e Feriados: 7h às 23h


- Acesso Miguel Lemos:

Segunda a Sábado: 5h à meia-noite
Domingos e Feriados: 7h às 23h

Imagens




Referências

Igreja da Penha

Com a pacificação da Vila Cruzeiro, a Igreja da Penha virou um ponto turístico do Rio de Janeiro. Dando a chance de quem queria visitar a igreja podendo ir em segurança.



Um dos mais belos cartões postais do Rio: a Igreja de Nossa Senhora da Penha. Localizada no bairro da Penha, Zona Norte, ela fica no topo de uma interessante rocha, de onde se pode avistar vários pontos da cidade, como o Galeão, Centro, Pão de Açúcar, Fundão, etc. O local é super agradável e muito bem conservado, tanto a igreja, que é linda, quanto o restante do santuário. Erguida no alto de uma pedra, é famosa pelos 382 degraus da escadaria principal, onde muitos fiéis pagam promessas, subindo a pé ou de joelhos. O Santuário possui também um bondinho, recentemente reformado, com capacidade para transportar cerca de quinhentas pessoas por hora, gratuitamente. Anualmente o santuário realiza os festejos da padroeira, no mês de outubro, promovendo a celebração de missas de hora em hora aos domingos, shows religiosos, procissões luminosas, missas campais, apresentação de grupos folclóricos, apresentação de corais e a festa na ladeira de subida ao santuário com as tradicionais barracas de comidas típicas, doces diversos e música ambiente.


Como Chegar

Para se chegar ao topo, você tem duas opções: subir os 382 degraus abertos na rocha ou pegar o "bondinho", que é de graça.  Só pegar um trem da SuperVia, que vá para Saracuruna ou Gramacho, parar na estação Penha, seguir por um calçadão com postes vermelhos, que fica em frente a estação, e pronto, você se depara com o pórtico do santuário.

Curiosidades


No início do século XVII, o capitão Baltasar de Abreu Cardoso ia subindo o monte rochoso (penha) para observar as suas propriedades, quando de repente surgiu uma grande serpente prestes a atacá-lo. Assustado, apenas conseguiu rogar: "Minha Nossa Senhora, valei-me!". Imediatamente surgiu um lagarto, predador das cobras. Os dois animais começaram a lutar e o Capitão conseguiu fugir.
O proprietário interpretou a aparição do lagarto como obra de Nossa Senhora, a quem tinha pedido socorro, determinando erguer no alto da penha uma pequena ermida com uma imagem que denominou de Nossa Senhora da Penha por se encontrar no alto da rocha.
Progressivamente o número dos devotos foi aumentando até que, em 1728, a ermida com a imagem foi ampliada e erguido um campanário onde foram colocados dois pequenos sinos.


Imagens





















Referências

Jardim Botânico

 Aléia Barbosa Rodrigues
           O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, tradicional e popularmente referido apenas como Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é um instituto de pesquisas e jardim botânico brasileiro. Localiza-se no bairro Jardim Botânico, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6 500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas. A instituição abriga ainda monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 mil volumes.

Visitação


Entre os pontos a serem considerados pelo visitante, destacam-se:




Centro de Visitantes - No Centro de Visitantes pode-se solicitar a visita acompanhada, bem como obter informações em diversos idiomas. O espaço também é utilizado como local de exposições de arte.




Aléia Barbosa Rodrigues - O seu nome é uma homenagem ao naturalista brasileiro João Barbosa Rodrigues, diretor da instituição entre 1890 e 1909. Aleia principal do jardim, constitui-se no seu cartão de visitas, ladeada por imponentes palmeiras-imperiais.


Lago Frei Leandro - O seu nome é uma homenagem a frei Leandro do Santíssimo Sacramento, da Ordem do Carmo, primeiro diretor do Jardim Botânico, de 1824 a 1829

Entre muitos outros belezas que o parque apresenta, com belíssimas vistas.


Horário e ingresso

O arboreto científico (parque) está aberto aos visitantes de segunda a domingo, durante todos os dias do ano, excetuando-se 25 de dezembro, 1 de janeiro e momentos específicos de horários adotados pela Presidência do Instituto. O horário normal de visitação é das 8h às 17h, com prorrogação de uma hora para o fechamento das bilheterias no período de horário de verão. 


Preço Ingressos:


R$ 6,00 - Individual 

Gratuidade para: 

Crianças até 7 anos 
Adultos a partir de 60 anos, residentes no Brasil ou em outros países que fazem parte do Mercosul.

Acessos


Rua Jardim Botânico, 1008 (com estacionamento e bicicletário)


Rua Jardim Botânico, 920 (sem estacionamento, com bicicletário)

Rua Pacheco Leão, 100 (somente pedestres).

Nos fins de semana, os visitantes do Jardim Botânico também podem utilizar o estacionamento do Jockey Club Brasileiro.

Museu do Meio Ambiente (O Museu está aberto de terça a domingo, das 9h às 17h (nas primeiras terças-feiras do mês, até às 20h).

A entrada é gratuita. 

Informações: 21) 3204-2504

Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro 

Estacionamento:



Rua Jardim Botânico, 1008

R$ 7,00 - Veículos até cinco assentos 


R$ 10,00 - Veículos acima de cinco assentos (vans) 

R$ 5,00 - Moto

Estacionamento Jockey Club (somente nos fins e semana)

Praça Santos Dumont, 31

Como Chegar: 




Imagens

 Mesa de granito no cômoro.

Casa dos Pilões

Chafariz central

 Lago Frei Leandro





















































Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_Bot%C3%A2nico_do_Rio_de_Janeiro