domingo, 2 de setembro de 2012

Parque Nacional da Floresta da Tijuca


     A Floresta da Tijuca é uma importante área de lazer com trilhas e espaços privilegiados para prática de esportes, ciclismo, corrida e montanhismo. Dispôe de praças com brinquedos para crianças, espaços reservados para churrascos, confraternizações familiares e comunitárias e restaurantes. De acordo com o ICMBio, é a Área de Conservação federal mais visitada do país, recebendo uma média de 2 milhões de visitantes ao ano. 
     É um local adequado à educação ambiental de crianças e adultos, possibilitando a integração harmoniosa entre o homem e a natureza. A administração do Parque oferece passeios com guia aos sábados e domingos e, mediante agendamento, para escolas e grupos durante a semana. Diferentes empresas especializadas em turismo de aventura e ambiental também realizam passeios pela floresta. Na área cultural, abriga o Museu do Açude. 
     Suas inúmeras trilhas são mais ou menos demarcadas e sinalizadas. Algumas permitem passeios sem guia; em outras, este é recomendável. Entretanto, não existem restrições, pois o policiamento atua apenas em caráter informativo.
     As trilhas são classificadas por diversos níveis de dificuldade, e permitem o contato com a natureza tanto para crianças e idosos, quanto para aventureiros. O Centro de Visitantes da Floresta comercializa mapas e guias a preço de custo. A obediência às regras do parque é imprescindível para a conservação das matas. Turistas podem informar-se a respeito no Centro de Visitantes.

Principais Atrações

Morros com Vistas Privilegiadas

Pico da Tijuca
Pico da Tijuca-Mirim (contraforte do Pico da Tijuca)
Bico do Papagaio
Morro dos Castelos da Taquara
Pedra do Conde
Morro da Cocanha
Morro do Corcovado

Grutas

Gruta Paulo e Virgínia
Gruta Bernardo de Oliveira
Furna Luís Fernandes
Furna do Belmiro
Gruta dos Morcegos

Pontos de Interesse

Restaurante Cascatinha
Cascatinha Taunay, no rio Cachoeira
Capela Mayrink, com um tríptico de Cândido Portinari.
Lago das Fadas
Cachoeira das Almas
Bom Retiro
Mirante do Excelsior
Vista Chinesa
Mesa do Imperador
a Fazenda e o Bosque dos Eucaliptos
a Cascata Gabriela
o Jardim dos Manacás com a Fonte Wallace
o Açude da Solidão
o Centro de Visitantes - com a exposição permanente Uma Floresta na Metrópole, em parte interativa, com dioramas, maquete no tamanho de três por dois metros com diferentes pontos de interesse, com luzes informativas, painéis interativos, vídeos, dados sobre a história, dados geológicos, hidrológicos, fauna, flora, reflorestamento, arqueologia, ciclos madeireiros, chá, cana-de-açucar , café, com maquete de uma antiga fazenda produtora de café-Mocke e outras maquetes exemplificando a derrubada da mata, a caça ilegal e o tráfico de animais.

Trilhas

Existem dezenas de trilhas, entre elas:

Caminho das Almas
Caminho da Cachoeira
Trilha da Caveira
Trilha da Cova da Onça

Há uma grande diversidade de trilhas, com diferentes trajetos, níveis de dificuldade e duração. Algumas trilhas são circulares, de modo que o caminhante irá terminar a trilha em um ponto diferente do seu início. Em outros casos, os pontos de início e fim da caminhada são os mesmos. De acordo com a disposição do visitante, podem ser realizados circuitos, percorrendo-se grandes extensões no interior do Parque.

Como Chegar

A melhor entrada de acesso e mais próxima à Cascatinha, situa-se na Praça Afonso Vizeu, que por sua vez tem endereço na Rua Boa Vista, no bairro chamado Alto da Boa Vista. O local pode ser acessado por carro ou através de transporte público. Neste último caso, para quem vem de áreas da Zona Sul ou Zona Norte do Rio de Janeiro, pode-se utilizar o Metro e descer na Praça Sans Pena e de lá, na própria Praça, pegar uma van ou ônibus na Rua Conde de Bomfim, rua esta que margeia a praça. Escolha uma condução que siga em direção ao Alto da Boa Vista com parada na Praça Afonso Vizeu. 

Mapa da Floresta

Acessando o link abaixo, você terá o mapa da floresta.


Divisão do Parque da Floresta Da Tijuca


O parque é dividido em 4 setores: 

Setor A | Floresta da Tijuca - Este é o setor mais conhecido e com mais estrutura para passeios, com muitas atrações, vias internas pavimentadas, trilhas demarcadas, recantos pitorescos, restaurantes, bosques e até play grounds para crianças. No mapa acima está demarcado em cor roxa, tendo seu principal portão de acesso pelo Alto da Boa Vista. 

Setor B | Serra da Carioca - Está é uma área do Parque que é delimitada de um lado pelo Alto da Boa Vista e Tijuca, tendo em uma das extremidades o Cosme Velho, e do outro lado mais extenso os bairros da Gávea, Horto, Jardim Botânico e Botafogo.

Setor C | Pedra Bonita, Pedra da Gávea - Este setor engloba a sempre misteriosa e cercada de lendas Pedra da Gávea, e a Pedra Bonita, onde existe uma rampa de asa delta. É o setor amarelo mostrado no mapa, situando-se entre São Conrado, uma extremidade da Barra da Tijuca, o Itanhangá, e tendo pelo outro lado, um pouco distante o alto da Boa Vista. Quem já fez caminhada na trilha da Pedra Bonita, avistou lá em baixo o Alto da Boa Vista.

Setor D | Pretos Forros / Covanca - O setor dos Pretos Forros / Covanca não apresenta estrutura para visitação, e atualmente é uma zona em fase de recuperação. No presente momento, apenas uma área de preservação ambiental.

sábado, 1 de setembro de 2012

Mirante Dois Irmãos

Ainda desconhecido, é perfeito para apreciar o pôr-do-sol


         Um dos mais bonitos cartões-postais do Rio de Janeiro, os morros dos Dois Irmãos, na Zona Sul, não devem ser admirados apenas de longe. Em seus arredores, onde já existe um mirante - o Sétimo Céu, que descortina uma bela panorâmica das praias de Ipanema, Leblon e São Conrado e também do Arpoador e do Cristo Redentor - foi inaugurado um parque. 
         Ainda pouco explorado por cariocas e visitantes, o Parque do Penhasco Dois Irmãos, no Alto Leblon, é perfeito para curtir o pôr-do-sol. Ocupando uma área de 140 metros quadrados, oferece ainda trilhas de terra, um pequeno teatro de arena, quadra de futebol e playground. Até pouco tempo atrás, apenas casais de namorados se dispunham a enfrentar trilhas íngremes para obter uma vista romântica da cidade ao anoitecer. Hoje, com a abertura do parque, os visitantes contam com conforto e segurança, como acesso para carros, policiamento e iluminação. 
      Para os aventureiros, há uma maneira radical para se chegar ao parque, que é através do mirante. A dica é seguir até o fim da Rua Aperana, no Alto Leblon. Lá, uma subida leva ao Sétimo Céu. Mais adiante, uma estrada de terra, que deve ser seguida mantendo-se sempre a direita, termina em uma trilha na borda do morro. Aí, é só descer e curtir. Durante a semana, o parque é freqüentado por esotéricos, que meditam ao som das ondas. Já aos sábados e domingos, o local é a grande pedida para apreciar um dos mais belos espetáculos da natureza.



Acesso

Parque do Penhasco Dois Irmãos

Rua Aperana - Alto Leblon
Aberto diariamente de 8h às 18h.
Entrada Gratuita

Imagens











Referências

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Forte Duque de Caxias (Forte do Leme)


         Localizados no Morro do Leme, zona sul do Rio de Janeiro, cercado por mais de 16 hectares de um precioso resquício de Mata Atlântica. Nosso acesso é por trilha ecológica, com vista deslumbrante da praia do Leme e de Copacabana.

         A história militar deste Forte está repleta de acontecimentos. Seus integrantes participaram de revoltas como a do Forte de Copacabana (1922), na Revolta do Encouraçado São Paulo (1924), na ação contra o navio mercante Baden (1930), na Revolução de 1932, na Intentona Comunista (1935), no Movimento Integralista (1938), na 2ª Guerra Mundial (1945) e na Intervenção do Cruzador Tamandaré (1955). A cultura do nosso país vive através destas muralhas, que nos contam histórias sobre a construção dos dias de hoje. O passeio no Forte Duque de Caxias (Forte do Leme) compreende uma caminhada ecológica na área de proteção ambiental da Mata Atlântica e uma visita ao sítio histórico do local. Do alto do Morro do Leme, você poderá admirar as mais belas e ricas paisagens:

•Praia de Copacabana e a entrada da Baía de Guanabara;

•Fortes da cidade do Rio de Janeiro e de Niterói;
•Ilhas da Baía de Guanabara;
•Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos;
•Área de Proteção Ambiental do Leme (APA/Leme);
•Cristo Redentor e a encosta oculta do Pão de Açúcar.

Visitas e Ingresso


Praça Almirante Júlio de Noronha, s/nº - Leme
Visitação: de terça a domingo, das 9h30 às 16h30.

Visitação motorizada: Sábados,domingos e feriados com saídas às 10h, 11h30, 13h30 e 15h30
Ingresso: R$ 4,00, sendo isentos do pagamento as pessoas maiores de 65 e menores de 10 anos.


Como Chegar

Você pode de metrô e soltar na estação Cardeal Arcoverde e fazer integração com o ônibus da linha 590 - Cardeal Arcoverde/Leme.

Mais informações: 

Tel. (21) 3223-5076 / 3223-5000
E-mail: divisaodoforte.cep@gmail.com 

www.cep.ensino.eb.br

Imagens





Referências

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Marina da Glória



        Praticamente no centro da cidade, entre o Aeroporto Santos Dumont e o Monumento da II Guerra Mundial no Parque Brigadeiro Eduardo Gomes - Aterro da Glória, a Marina é porto náutico para esportistas e visitantes da cidade. E quem a vê de longe tem a impressão de estar olhando uma pintura, uma obra-de-arte da natureza. Ocupa uma área de 105.000m² e dispõe de cais flutuante e cais nobre e uma infra-estrutura de apoio às embarcações turísticas e desportivas, além de restaurantes e estacionamento privativo.


Como Chegar

CARRO

Vindo da Zona sul, pegar a pista do aterro do Flamengo em direção ao Centro da cidade.
A entrada da Marina é a primeira após o restaurante Porcão Rio´s.

ÔNIBUS
Botafogo: 410/119/472 – Copacabana: 119/433/464
Ipanema: 464/433 – Leblon: 464
OBS: Descer no Hotel Glória

METRÔ
Descer na estação Glória no sentido ao Outeiro e atravessar duas passarelas em direção
à Marina da Glória.

Curiosidades


Foi utilizada em 2007 nos jogos pan-americanos como o local de partida e chegada dos barcos que disputaram as competições de iatismo.
Em 2011, foi palco do Sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2014, o primeiro evento oficial da competição no Brasil, o país-sede.


Imagens











Referências

domingo, 26 de agosto de 2012

Lagoa Rodrigo de Freitas



Cercada pelos mais badalados bairros cariocas - Lagoa, Ipanema, Leblon, Gávea e Jardim Botânico -, emoldurada por montanhas e abraçada pelo Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas impressiona pelo pôr-do-sol e o reflexo dourado em suas águas plácidas e silenciosas, tornando-se um grande ponto de encontro, tanto para os cariocas quanto para os visitantes. Unida ao mar pelo canal do Jardim de Alah, entre Ipanema e Leblon, sua orla abriga parques, quadras de esportes, rinque de patinação, heliporto, pista para caminhadas e corrida, ciclovia e um centro gastronômico distribuído por quiosques que oferecem de comida alemã a japonesa, além de música ao vivo a partir do anoitecer. Isso sem falar nos passeios de pedalinho que, nos domingos e feriados, proporcionam ao turista uma visão única de tudo que um dos mais belos cartões-postais cariocas revela. As margens da Lagoa são algumas das mais bem equipadas áreas de entretenimento da cidade e convidam a uma caminhada, jogging ou passeios de bicicleta, que podem ser alugadas por ali. Seus 7,5 km de extensão incorporam os parques dos Patins, Taboas e Catacumba. O conjunto dos três parques oferece uma infinidade de opções esportivas e gastronômicas. Abaixo um pequeno roteiro:

Parque dos Patins (Av. Borges de Medeiros s/nº) - Na área compreendida entre o clube Piraquê e o heliporto, o Parque do Patins pode ser uma boa opção de lazer com diversas atividades que vão desde patinação a shows simultâneos nos quiosques em seu entorno. Ali, pode-se também saborear as mais diversas especialidades da cozinha internacional.

Parque da Catacumba (Av. Epitácio Pessoa s/nº) - O Parque da Catacumba pode ser visto como um belo museu ao ar livre dentro de uma pequena reserva ambiental. São ao todo 32 esculturas de artistas diversos que integram com harmonia a natureza do parque, ideal para caminhadas. Perto dessa mistura de artes, degusta-se grandes pratos e petiscos do mundo inteiro.

Parque dos Taboas (Av. Borges de Medeiros s/nº) - Localiza-se entre dois famosos clubes do Rio, o Clube de Regatas Flamengo e o Clube Caiçaras. O parque é uma verdadeira quadra esportiva que reúne praticantes dos mais variados esportes como, futebol, tênis e skate. Quiosques também integram a área esportiva do parque.



Aí, se encontram também alguns dos mais importantes clubes da cidade:
Clube de Regatas do Flamengo;
Jóquei Clube Brasileiro;
Clube Naval na ilha do Piraquê;
Paissandu Atlético Clube;
Clube dos Caiçaras;
Club de Regatas Vasco da Gama (sede náutica); e
Botafogo de Futebol e Regatas (sede náutica).


Desde 1995, na época de Natal, há a tradição de se montar uma gigantesca árvore de Natal iluminada, aproveitando o seu espelho d'água.

Como Chegar

A melhor forma de chegar a Lagoa é de Metrô, soltando na Estação Cantagalo.

Horário de Funcionamento dos Acessos:


- Acesso Xavier da Silveira:
Segunda a Sábado: 5h à meia-noite
Domingos e Feriados: 7h às 23h


- Acesso Miguel Lemos:

Segunda a Sábado: 5h à meia-noite
Domingos e Feriados: 7h às 23h

Imagens




Referências

Igreja da Penha

Com a pacificação da Vila Cruzeiro, a Igreja da Penha virou um ponto turístico do Rio de Janeiro. Dando a chance de quem queria visitar a igreja podendo ir em segurança.



Um dos mais belos cartões postais do Rio: a Igreja de Nossa Senhora da Penha. Localizada no bairro da Penha, Zona Norte, ela fica no topo de uma interessante rocha, de onde se pode avistar vários pontos da cidade, como o Galeão, Centro, Pão de Açúcar, Fundão, etc. O local é super agradável e muito bem conservado, tanto a igreja, que é linda, quanto o restante do santuário. Erguida no alto de uma pedra, é famosa pelos 382 degraus da escadaria principal, onde muitos fiéis pagam promessas, subindo a pé ou de joelhos. O Santuário possui também um bondinho, recentemente reformado, com capacidade para transportar cerca de quinhentas pessoas por hora, gratuitamente. Anualmente o santuário realiza os festejos da padroeira, no mês de outubro, promovendo a celebração de missas de hora em hora aos domingos, shows religiosos, procissões luminosas, missas campais, apresentação de grupos folclóricos, apresentação de corais e a festa na ladeira de subida ao santuário com as tradicionais barracas de comidas típicas, doces diversos e música ambiente.


Como Chegar

Para se chegar ao topo, você tem duas opções: subir os 382 degraus abertos na rocha ou pegar o "bondinho", que é de graça.  Só pegar um trem da SuperVia, que vá para Saracuruna ou Gramacho, parar na estação Penha, seguir por um calçadão com postes vermelhos, que fica em frente a estação, e pronto, você se depara com o pórtico do santuário.

Curiosidades


No início do século XVII, o capitão Baltasar de Abreu Cardoso ia subindo o monte rochoso (penha) para observar as suas propriedades, quando de repente surgiu uma grande serpente prestes a atacá-lo. Assustado, apenas conseguiu rogar: "Minha Nossa Senhora, valei-me!". Imediatamente surgiu um lagarto, predador das cobras. Os dois animais começaram a lutar e o Capitão conseguiu fugir.
O proprietário interpretou a aparição do lagarto como obra de Nossa Senhora, a quem tinha pedido socorro, determinando erguer no alto da penha uma pequena ermida com uma imagem que denominou de Nossa Senhora da Penha por se encontrar no alto da rocha.
Progressivamente o número dos devotos foi aumentando até que, em 1728, a ermida com a imagem foi ampliada e erguido um campanário onde foram colocados dois pequenos sinos.


Imagens





















Referências

Jardim Botânico

 Aléia Barbosa Rodrigues
           O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, tradicional e popularmente referido apenas como Jardim Botânico do Rio de Janeiro, é um instituto de pesquisas e jardim botânico brasileiro. Localiza-se no bairro Jardim Botânico, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6 500 espécies (algumas ameaçadas de extinção), distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas. A instituição abriga ainda monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico e a mais completa biblioteca do país especializada em botânica, com mais de 32 mil volumes.

Visitação


Entre os pontos a serem considerados pelo visitante, destacam-se:




Centro de Visitantes - No Centro de Visitantes pode-se solicitar a visita acompanhada, bem como obter informações em diversos idiomas. O espaço também é utilizado como local de exposições de arte.




Aléia Barbosa Rodrigues - O seu nome é uma homenagem ao naturalista brasileiro João Barbosa Rodrigues, diretor da instituição entre 1890 e 1909. Aleia principal do jardim, constitui-se no seu cartão de visitas, ladeada por imponentes palmeiras-imperiais.


Lago Frei Leandro - O seu nome é uma homenagem a frei Leandro do Santíssimo Sacramento, da Ordem do Carmo, primeiro diretor do Jardim Botânico, de 1824 a 1829

Entre muitos outros belezas que o parque apresenta, com belíssimas vistas.


Horário e ingresso

O arboreto científico (parque) está aberto aos visitantes de segunda a domingo, durante todos os dias do ano, excetuando-se 25 de dezembro, 1 de janeiro e momentos específicos de horários adotados pela Presidência do Instituto. O horário normal de visitação é das 8h às 17h, com prorrogação de uma hora para o fechamento das bilheterias no período de horário de verão. 


Preço Ingressos:


R$ 6,00 - Individual 

Gratuidade para: 

Crianças até 7 anos 
Adultos a partir de 60 anos, residentes no Brasil ou em outros países que fazem parte do Mercosul.

Acessos


Rua Jardim Botânico, 1008 (com estacionamento e bicicletário)


Rua Jardim Botânico, 920 (sem estacionamento, com bicicletário)

Rua Pacheco Leão, 100 (somente pedestres).

Nos fins de semana, os visitantes do Jardim Botânico também podem utilizar o estacionamento do Jockey Club Brasileiro.

Museu do Meio Ambiente (O Museu está aberto de terça a domingo, das 9h às 17h (nas primeiras terças-feiras do mês, até às 20h).

A entrada é gratuita. 

Informações: 21) 3204-2504

Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico, Rio de Janeiro 

Estacionamento:



Rua Jardim Botânico, 1008

R$ 7,00 - Veículos até cinco assentos 


R$ 10,00 - Veículos acima de cinco assentos (vans) 

R$ 5,00 - Moto

Estacionamento Jockey Club (somente nos fins e semana)

Praça Santos Dumont, 31

Como Chegar: 




Imagens

 Mesa de granito no cômoro.

Casa dos Pilões

Chafariz central

 Lago Frei Leandro





















































Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_Bot%C3%A2nico_do_Rio_de_Janeiro


quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Bondinho do Pão de Açúcar

Olá galera, tudo bom? 
Hoje estarei falando sobre O Bondinho do Pão de Açúcar.


   Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil empreendimento que se tornaria mundialmente famoso Bondinho do Pão de Açúcar. Situado no Morro do Pão de Açúcar, na entrada da baía da Guanabara, no bairro da Urca, com 396 metros de altura com uma vista de puro privilégio. Hoje, a visão dos bondinhos, no seu constante vaivém, está incorporada à paisagem carioca.
   Construído, operado e mantido pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, o complexo turístico Pão de Açúcar foi criado para o divertimento de milhares de pessoas num local privilegiado pela beleza panorâmica. O Pão de Açúcar é circundado por uma vegetação característica do clima tropical, especificamente um resquício de Mata Atlântica com espécies nativas que em outros pontos da vegetação litorânea brasileira já foram extintas.


          1.Horário de Funcionamento, Duração da Viagem e outras informações

Abertura da bilheteria – 08h
Fechamento da bilheteria – 19h50min

Obs.: O fechamento do Parque acontece sempre 1 (uma) hora após o encerramento da bilheteria. 

·        Primeira viagem Praia Vermelha / Morro da Urca – 08h10min
·        Primeira viagem Morro da Urca / Pão de Açúcar – 08h20min
·        Última viagem Praia Vermelha / Morro da Urca – 20h00min
·        Última viagem Morro da Urca / Pão de Açúcar – 20h20min
·        Última viagem Pão de Açúcar / Morro da Urca – 20h40min
·        Última viagem Morro da Urca / Praia Vermelha – 21h00min

Viagens de 20 em 20 minutos ou quando atingir a capacidade máxima (65 pessoas).

Duração da Viagem: Praia Vermelha/Morro da Urca: 3 minutos e Morro da Urca/Pão de Açúcar: 3 minutos.

Velocidade do Bondinho: Praia Vermelha/Morro da Urca: até 6 m/s (21.6Km/h) e Morro da Urca/Pão de Açúcar: até 10 m/s (36Km/h) 

• Capacidade do Bondinho: 65 Passageiros
• Altura do Morro da Urca: 220 metros
• Distância Praia Vermelha/Morro da Urca: 538 metros
• Altura do Pão de Açúcar: 396 metros
• Distância Morro da Urca/ Pão de Açúcar: 749 metros

Estacionamento: Há sistema de “Vaga-Certa” próximo ao local.

           2.Tabela de Preços

Adultos – R$ 53,00
Crianças de 6 a 12 anos – R$ 26,00
Crianças abaixo de 6 anos – Grátis

Obs.: Os bilhetes são válidos somente para 1 (uma) visita no dia da compra. A aquisição de ingressos com preços diferenciados (campanhas, descontos, promoções) limitam-se somente as compras realizadas na bilheteria da Praia Vermelha.

Formas de pagamento: Aceitamos cartões de crédito e débito: Redeshop / MasterCard / Diners / Visa / Visa Electron/ American Express. Não aceitamos cheques.

Descontos e promoções:
IDOSOS (A PARTIR DE 60 ANOS) - Desconto de 50% na apresentação de carteira de identidade original. Lei 10.741- 03

PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS - Desconto de 50% na apresentação de cartão especial Riocard, Vale Social, Passe Federal, CRAS ou laudo médico emitido por órgão público de saúde. Lei 4.240/03.

ESTUDANTES – ESCOLA PARTICULAR / PÚBLICA - Desconto de 50% mediante a apresentação dos documentos abaixo na bilheteria.
Estudantes da rede particular: Carteira de estudante com foto + boleto do mês corrente pago.
Estudantes da rede pública: Riocard escolar e documento oficial com foto.

MENORES DE 21 ANOS - Desconto de 50% na apresentação de documento oficial com foto.

Obs.: Somente estudantes menores de 21 anos do Estado do Rio de Janeiro. 

           3.Como Chegar

Endereço: Avenida Pasteur, 520 – Urca - CEP 22290-240 – Rio de Janeiro - RJ – Brasil

O jeito mais fácil de chegar na Urca é de metrô, soltando na Estação Botafogo. Quem vêm do Centro e da Zona Sul tem ônibus que deixar próximo ou no local. 

Copacabana, Leblon, Ipanema, Gávea e Jardim Botânico: 512
Gávea e Jardim Botânico: 511
Centro: 107

        4.Outra informações, ligar para (21) 2546-8400 ou (21) 2542-1641, e também pode entrar em contato pelo e-mail sac@bondinho.com.br. O site do bondinho é http://www.bondinho.com.br/.


No final do passeio com uma vista dessas na sua memória. Obrigado, até à próxima postagem!

http://www.rioguiaoficial.com.br/rio-de-janeiro/informacoes-turisticas/transportes-urbanos

terça-feira, 17 de julho de 2012

Cristo Redentor

          Nesse primeiro mês do blog, falarei sobre os pontos turístico mais badalados da Cidade Maravilhosa. Hoje começando pelo Cristo Redentor, umas das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
O Cristo Redentor é um monumento retratando Jesus Cristo, localizado no bairro do Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Situa-se no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais conhecidos internacionalmente do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no Estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo moderno. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e trinta na estátua, a qual é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei, na Polônia.
             Em uma pesquisa realizada pela revista América Economia, no ano de 2011, o Cristo Redentor foi considerado por 23,5 por cento dos entrevistados como o maior símbolo da América Latina. A pesquisa foi feita pela internet e reuniu a opinião de 1 734 executivos de todos os países da região.

  1. Horário de Funcionamento
De segunda a domingo, das 8h às 19h, com saídas a cada meia hora (o trem que leva ao Cristo Redentor). Duração da viagem cerca de 20 minutos. Capacidade - 360 passageiros/hora; Velocidade da subida - 15 km/h; Velocidade da descida - 12 km/h.

Obs.: Estes horários ordinários estão sujeitos a mudanças sem aviso prévio, pelas diversas variedades e condições climáticas. Favor consultar horários especiais.

  1. Tabela de Preços
Adultos - R$ 44,00

Obs.: Inclui transporte de ida e volta, e acesso ao monumento Cristo Redentor.

Crianças (06 - 12 anos) - R$ 22,00

Menores de 06 anos - Grátis

Idosos / Necessidades Especiais - A partir de 60 anos - desconto de 50% mediante a apresentação de carteira de identidade original. Lei 10741-03.
Portador de necessidades especiais - desconto de 50% na apresentação de cartão especial Riocard, Vale Social, Passe Federal, C.R.A.S. ou laudo médico emitido por órgão público de saúde. Lei 4240/03.

Cartões de Crédito - American Express, Mastercard, Visa e Visa Electron

  1. COMO CHEGAR
Endereço: Rua Cosme Velho, 513 - Cosme Velho - Rio de Janeiro/RJ

Metrô: Comprar integração Cosme Velho, os ônibus do metrô da estação Largo do Machado deixam em frente à estação do Trem do Corcovado.

Ônibus: Na Praça XV, sentido Zona Sul, linhas: 422 / 498 / 180, descer em frente à Igreja São Judas Tadeu.

Em Ipanema, linha 583
A partir de Copacabana, linha 584

Da Rodoviária Novo Rio, linha 126 Rodoviária x Laranjeiras, descer em frente ao Clube Fluminense retornar até a Rua das Laranjeiras e embarcar em uma das linhas: 422 / 498 / 497 / 180 / 584 / 583

  1. Outras informações, ligar para (021) 2558-1329 ou acesse o site http://www.corcovado.com.br.

Espero que tenha gostado.
Obrigado! Até a próxima postagens. <3

Referências: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo_Redentor
                       http://www.corcovado.com.br